domingo, 5 de dezembro de 2010

Juliano Schiavo




















Hoje gostaria de postar uma pequena entrevista que fiz com o meu amigo Juliano Schiavo, que lançou seu Livro "O Silêncio das Mariposas", pela Editora Multifoco em Julho deste ano. Quem quiser saber mais detalhes entre no site dele http://www.julianoschiavo.blogspot.com/ . Ou então no Site do livro http://www.osilenciodasmariposas.blogspot.com/ . Vale a pena conferir.

Prestigiem os autores nacionais.

1- Primeiramente, fale um pouco sobre vc e como surgiu na sua vida o gosto pela escrita.
Atualmente, tenho 23 anos. Moro em Americana - SP, trabalho em Piracicaba como assessor de imprensa e estudo em Araras. Sou formado em jornalismo pelo Instituto Superior de Ciências Aplicas - Limeira, com pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo pela Unimep - Piracicaba. Em Araras, curso Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos.
O gosto pela escrita surgiu por uma série de elementos que foram se reunindo ao longo de minha trajetória de vida. A princípio, tudo foi por causa de estímulo dos meus professores, pais e tias, que sempre me incentivaram. E lógico, o curso de jornalismo me ensinou várias técnicas de redação, que muito me ajudaram a despertar ainda mais a escrita.
 
 
2-O seu livro, o Silêncio das Mariposas, foi lançado pela Editora Multifoco este ano. Como foi conseguir uma Editora para publicação, as dificuldades que encontrou durante todo o processo...
 Procurei algumas editoras para apresentar o original, mas é complicado, pois é um mercado fechado. Eu entendo o processo e já sabia das dificuldades quando comecei a escrever. É difícil arriscar grana numa pessoa que está começando, engatinhando e não tem o nome fortalecido.  Porém, entrei em contato com a editora Multifoco e fui convidado a integrar o catálogo de novos autores da editora.
  
3 - Como está sendo a divulgação e a aceitação do livro, tanto pelo público como pela crítica.
 É um processo de formiguinha. Como a divulgação fica para eu fazer, aos poucos, tento inserir o livro em comunidades do Orkut, blogs, entre outras ferramentas sociais. É um processo cansativo mesmo, que requer suor para a divulgação do livro. Tenho trabalhado muito com a divulgação na internet. Para tanto, produzi um book trailer http://www.youtube.com/watch?v=E4duQmT7s-k  , comunidade do livro http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104559368  e também o coloquei no Skoob http://www.skoob.com.br/livro/107950 . E também utilizo o twitter.
Quanto à crítica, tenho recebido elogios pelo trabalho. Mas é lógico que, como ainda sou jovem, ainda tenho muito a aprender e desenvolver para melhorar as técnicas literárias. Aos poucos, vou me aperfeiçoando, buscando novos conhecimentos. E isso só tender a melhorar a escrita.
 
 
4- Soube que vc recebeu moçao de aplausos da camara de Vereadores do seu município (Americana-SP). como foi isso?
Após a publicação do livro, saiu uma matéria no jornal O Liberal, da minha cidade (Americana). A iniciativa em dar uma moção de aplausos pelo livro partiu da vereadora Divina Bertália, sendo que a propositura foi assinada também pelo vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim e subscrita pelo vereador Duzzi.
Fiquei honrado pela moção, pois é uma homenagem e tanto oferecida pelo poder legislativo da cidade.
                                                                                                                 
 
5-Além do Silêncio das Mariposas, vc possui outras duas obras, "Consternado" e o livro-reportagem "Sociedade do Lixo", Fale um pouco sobre eles..
Sociedade do Lixo é um livro-reportagem que desenvolvi em 2008. Ele foi escrito em parceria com meus amigos jornalistas Analúcia Neves e Lucas Claro como trabalho de conclusão de curso. Há seis histórias reais, que fazem uso do jornalismo literário-interpretativo, desvendando uma sociedade que vive, muitas vezes, esquecida: a sociedade do lixo. O livro está disponível para download gratuito http://julianoschiavo.blogspot.com/2010/02/livro-reportagem-aborda-historias-de.html  Ele já conta com mais de 750 downloads. Pelo livro, já vecebi vários e-mails de professores que utilizaram o material com seus alunos em sala de aula. Isso é gratificante, pois vemos que nosso trabalho serve de complemento escolar.
 
Já Consternado é um livretinho que escrevi quando cursava jornalismo. É uma trama repleta de palavras de baixo-calão, humor, reviravoltas. Trata-se da história de Adônis, um cara com Complexo de Édipo, que vive com sua meio-irmã, Suzana. Ele delira entre momentos de lucidez e loucura. O livretinho também está disponível para download no link http://julianoschiavo.blogspot.com/2010/03/consternado-juliano-schiavo.html
 
 
6- quais são seus planos futuros no mundo literário? está escrevendo algo no momento?
Devido a minha rotina, no momento, estou meio parado. Escrever é um processo que, apesar do prazer que me proporciona, requer tempo para refletir, pensar e esquematizar. Não basta apenas sentar em frente ao computador e despejar as palavras. Tem que ter tempo, analisar, trabalhar o texto.
Quanto aos planos futuros, tenho pretensão de escrever outro livro, mas ainda não defini o que realmente vou escrever. Ainda estou em processo de amadurecimento das ideias.
 
7-Deixe um recado para os novos autores, que ainda lutam por uma chance no tão concorrido mercado literário.
 Acredito que, primeiramente, o primeiro grande passo a ser dado é escrever. Nas basta ficar sonhando com o livro, quando ele nem ao menos terminou de ser escrito. É preciso pé no chão. Depois de escrevê-lo, há outra etapa: a procura de uma editora. Atualmente, há editoras especializadas em novos autores, o que é um grande diferencial. Dá para realizar o sonho de ter um livro publicado. Também é a possibilidade de disponibilizar o arquivo na internet, que também é uma forma de mostrar o trabalho ao público. O que não podemos, em hipótese alguma, é deixar de lutar por aquilo que se quer. Sempre haverá barreiras e, por isso, é preciso determinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário